Com uma crescente demanda por pareceres que ligam as áreas da engenharia e do direito com o intuito de contribuição na resolução de questões legais, uma profissão que está sob os holofotes é a do perito de engenharia. Responsáveis por emitir laudos, realizar perícias, elaborar pareceres e inspecionar obras, os peritos de engenharia vêm ganhando destaque no mercado de trabalho brasileiro.

A atuação do perito de engenharia é regulamentada pela resolução de número 345 da legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Estima-se que ao todo 12.000 profissionais trabalhem como peritos de engenharia no Brasil atualmente. Mesmo sendo uma função que pode ser exercida por qualquer engenheiro vinculado ao CONFEA, é necessário muito estudo e especialização para se tornar uma referência na área.

Por meio da atuação de um perito de engenharia é possível solucionar casos judiciais como causas de acidentes, explosões e outras ocorrências em edifícios, ou obter pareceres sobre ambientes e processo de trabalho envolvendo funcionários de uma empresa. Muitas vezes, o desempenho de profissionais que atuam nessa área contribui significamente para desafogar processos que estão travados no judiciário.

O trabalho realizado a partir da atuação do perito de engenharia têm como principal resultado um parecer claro e conciso para o Juiz que está avaliando a matéria em questão. Oferecer fundamentos com base na experiência técnica e teórica do perito oferta uma segurança para que o magistrado tome uma decisão correta nos casos avaliados. Graças a essa segurança ofertada para ambas as partes envolvidas no processo o trabalho dos peritos de engenharia vêm sendo cada vez mais solicitado.

Aumento da demanda

Por trazer resultados objetivos  e que beneficiam ambas as partes envolvidas no processo jurídico, a atuação de peritos de engenharia vêm sendo cada vez mais solicitadas em questões jurídicas da área. Segundo a Associação Nacional dos Peritos Federais existem Unidades Técnico-Científicas (Utecs) em 12 estados brasileiros, além da presença de Setores Técnico-Científicos (Setecs) em todas as capitais nacionais. Movimentos como esse demonstram a relevância desses pareceres técnicos para a fundamentação das decisões judiciais.

É interessante destacar nesse momento que a confiabilidade na empresa e no profissional envolvidos na perícia do seu caso são fatos de extrema relevância para a obtenção de um resultado positivo do caso. A contratação desse serviço deve ser baseada na confiabilidade de mercado da empresa, sendo que as que contam com um mais tempo de mercado e bons resultados são aquelas que devem ter prioridade na hora da escolha. A Contratto é uma das empresas especializadas na elaboração de pareceres ligados ao campo da engenharia forense. Com profissionais que há anos utilizam de métodos científicos e práticas na área de Engenharia Elétrica para a análise de causas e origens dos problemas, a companhia já colaborou para a solução de várias questões judiciais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.